Pesquisa personalizada

domingo, 21 de junho de 2009

STCW

Segundo a Marinha do Brasil, todos que vão trabalhar em navios devem ter um certificado de STCW (Seafarer's Training, Certification and Watchkeeping). Para isso, devem fazer um curso cujo objetivo é a formação de profissionais não tripulantes (pessoal de hotelaria, turismo e outros profissionais) para embarque em navios de passageiros. O curso vai de 9 às 18h, de segunda a sexta. Ele consta de parte prática e teórica.
Eu fiz o STCW no curso recomendado pela Infinity, chamado Rio Ship. Deve-se tomar cuidado, pois há cursos falsos oferecidos, ou seja: se você porta um diploma de um curso não reconhecido pela marinha, todo seu esforço será em vão e você não poderá embarcar. O curso da Rio Ship é caro: o valor é de aproximadamente R$ 700,00, mas metade do valor pode ser pago apenas ao pegar o diploma. As instalações das salas de aula são boas, e são oferecidos dois coffee brakes por dia no curso, que é ministrado no prédio da Casa do Estudante (foto abaixo), próximo à cinelândia. Quem ministrou as aulas foi o Professor Ney Marino (foto abaixo).
A parte teórica abrange prova escrita, portanto os estudantes devem se ater às aulas. Algumas das matérias: primeiros socorros; equipamentos de salvamento; como agir em situações de emergência; prevenção à poluição; combate à incêndio; e desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

A parte prática resume-se em pular duma piscina de três metros e participar de uma simulação de incêndio. Ambas as provas práticas acontecem no mesmo dia, mas em locais diferentes. O transporte é oferecido pela Rio Ship. Na verdade, é a parte prática do curso que encarece o custo total.

A prova que acontece dentro da piscina consiste principalmente em pular de um trampolim de 3 metros de altura numa piscina com 6 metros de profundidade vestindo o colete salva vidas. É necessário que se pule exatamente da forma que foi ensinado. E quem não sabe nadar? Não precisa pular, mas fica assistindo e prestando atenção. Além do salto, você deve aprender a ficar no mar junto com o restante do grupo em caso de naufrágio, e aprender a entrar na balsa inflável em alto mar (no caso, na piscina).

Na simulação de incêndio, você apaga fogo com uma mangueira enorme (mangueira a qual, para ser suspensa, precisa do auxílio de várias pessoas) e com extintores de CO2 e pó químico.
Obs: Roberta mandando ver com o extintor rs só toma cuidado pra não queimar o braço. A Roberta a essa hora já está embarcada no MSC Música. Boa sorte!

Extras: aluno usando o TPA (Thermal Protective Aids), que protege da hipotermia; Caricatura do Ney Marino (igual) feito pela "cobaia" do TPA; e vista da janela da sala de aula.

14 comentários:

  1. onde vc fez o stcw não precisa pular na piscina? pq fiz o curso todo só não pulei mas nadei, boiei e entrei no bote e me reprovaram só por não pular, fiz o combate a incendio e me impediram de fazer a prova escrita pq não pulei
    o q acontece onde vc fez a quem não pula?

    ResponderExcluir
  2. Bom, não é necessário pular do trampolim, mas você fica na piscina com o colete salva-vidas, assistindo e participando de toda a prova prática, e acompanhando de perto o que as outras pessoas estão fazendo. Pessoas que não sabem nadar ou tem algum problema respiratório ou mesmo de coluna podem não pular. Até mesmo por segurança, vai que dá algum problema, né? Mas onde eu fiz o STCW, a prova escrita era antes da prática.

    Onde vc fez o STCW?

    ResponderExcluir
  3. Oi Maya, eu fiz em Santos,e foi assim: teve a prova da piscina, nadar 15 metros, boiar 10 minutos, entrar e sair do bote, e pular a plataforma, fiz td isso só q não pulei, no dia seguinte fiz o combate a incendio fiz todas as etapas dessa, e no ultimo dia era q prova escrita e me obrigaram a me retirar da sala de aula pq não pulei a plataforma, só não fiz isso e me reprovaram nem sei oq fazer agora pq meu embarque é em outubro, vc fez no Rio de Janeiro?
    Aqui em São paulo não conheço outra escola...

    ResponderExcluir
  4. Nadar 15 metros? Não tinha isso no meu, mesmo porque o intuito do SCTW não é saber se você sabe nadar ou tem resistência; a prova prática do STCW resume-se basicamente em testar se você sabe os procedimentos a serem seguidos em caso de naufrágio e se você sabe usar um extintor de incêndio. E a etapa do fogo também não foi no dia seguinte. Extinção de incêndio, o salto na piscina, e a prova teórica foram todos no mesmo dia. E geralmente é assim em todos os lugares. Eu fiz o meu curso no Rio de Janeiro, como escrevi na postagem. Procura saber direitinho se esse curso de STCW que você fez é reconhecido pela Marinha, porque há muitos que não são. Curiosidade: como soube do meu blog?

    ResponderExcluir
  5. Então Maya, fiquei fuçando a net pra tentar saber quem já tinha feito o STCW em outras cidades e foi assim q encontrei teu blog, fiz contato até com pessoas q fizeram em Curitiba e tb me disseram q não fizeram nada disso, o pior é q é reconhecido pela Marinha sim, e tive q abrir mão do meu embarque, pq nem tenho como ir pro Rio ou Curitiba pra fazer por lá, infelizmente foi isso q me aconteceu...Obrigada e desculpa a invasão no teu blog...rs, tava desesperada atrás de uma solução.

    ResponderExcluir
  6. De nada, querida! Corre atrás dos seus direitos!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber de quem já fez cursos para a área naútica quais são os lugares no Rio de Janeiro q oferecem curso de capaitação.Nunca tive nenhum acesso, mas resolvi trabalhar em navios e quero me qualificar.Por Favor me deêm dicas boas???

    ResponderExcluir
  8. Vai depender que tipo de serviço na área náutica você quer fazer. Se quiser trabalhar em navios que fazem cruzeiros, há algumas agências de recrutamento aqui no Rio. Em relação a esse assunto, prefira pesquisar no blog "http://vidadetripulantes.blogspot.com/", onde consta a lista de várias agências que recrutam para esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. ILUSRTISSIMO SENHOR(A)
    DIRETOR(A) DA SECOM/CPPB


    VENHOR POR MEIO DESTA,SOLICITAR DE VOSSA SENHORIA A POSSIBILIDADE DE CONCEDER-ME UM IMENSO FAVOR.
    ESTOU DESEMPREGADO HÁ ALGUNS ANOS.

    GANHEI UMA BOLSA PARA FAZER UM CURSO PARA TRABALHAR A BORDO DE UM NAVIO DE CRUZEIRO MARITIMO.
    VOU RECEBER O CERTIFICADO NO DIA 27/12/2009.
    A PALESTRANTE DISSE QUE EU TENHO QUE FAZER O CURSO DE STCW.
    COMO EU POSSO FAZER ESSE CURSO SE ESTOU SEM DINHEIRO E DESEMPREGADO?

    TENHO QUE TER DINHEIRO PARA:

    - VIAGEM DE IDA E VOLTA
    - HOSPEDAGEM
    - AS TRÊS REFEIÇÕES
    - E O PAGAMENTO DO CURSO.

    FORA QUE EU TENHO QUE TIRAR O PASSAPORTE,QUE SÓ TIRA COM O DINHEIRO.


    SE EU NÃO TIVER ALGUÉM QUE MIM AJUDE EU NUNCA VOU TRABALHAR.

    AQUI NA CIDADE DE ARACAJU/SERGIPE,NÃO TEM ESSE CURSO.

    OS POLITICOS SÓ AJUDAM QUEM ELES CONHECEM?

    EU JÁ TRABALHEI EM VARIAS FUNÇÕES E UMA DELAS É DE AJUDANTE DE COZINHA.

    POR FAVOR,CONÇEDA-ME ESSA OPORTUNIDADE .

    TENHO:
    - 2º GRAU COMPLETO.
    - CURSO BÁSICO DE INGLÊS
    - CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA


    PARA MAIORES INFORMAÇÕES SEGUE MEU CURRICLUM VITAE.


    MUITO OBRIGADO.


    FÉLIZ NATAL.

    WASHINGTON LUIZ
    FONE(79) 9953-8555/9942-1916

    ResponderExcluir
  10. Oi meu querido, não trabalho com STCW. É realmente bem pesado o investimento nesta área, e para muitos, como foi o meu caso, foi um investimento que não valeu a pena. Pelo que me informaram, o STCW é exigido a todas as companhias de cruzeiros pelo governo Lula. Você deve estar certo de sua decisão, pois será um trabalho pesado. Imagino que vc vai exercer a função de cook, que não parece ser tão pesada quanto a de assistente de garçom, por exemplo. Mas a função não é bem remunerada, não. Quando estamos desempregados "se jogamos" em qualquer oportunidade, não raciocinamos bem porque precisamos do dinheiro para pagar nossas contas e realizar planos, mas temos que pesquisar bem no que estamos nos metendo. Eu acho um absurdo esse investimento inicial que eles cobram para trabalhar a bordo.

    E eu queria ajudar a todos, sério mesmo, mas sou uma mera publicitária e revisora ortográfica que trabalha 12 horas por dia (presto serviço para algumas empresas), e nada tenho a ver com essas instituições as quais menciono. Inclusive penso em processar algumas delas.

    ResponderExcluir
  11. como e a prova escrita, oq cai nessa prova?

    ResponderExcluir
  12. eu so qria saber por onde eu começo para conseguir um emprego dentro da cozinha de um navio !!

    Se alguem puder me ajudar agradeço, pois qro muito isso , mas n conheço ngm q faça isso ow conheça alguem, nao conheço ngm ligado a navios!!
    to meia perdida n sei por onde começar !!
    Preciso de ajuda !
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi gostaria de saber se o conteúdo do curso é TODO em inglês?
    INCLUSIVEL A PROVA?
    ATT
    DAIANE.

    ResponderExcluir
  14. Oi Daiane, eu não trabalho mais em navios, mas tanto o curso quanto a prova são em português.

    ResponderExcluir

Obrigada pela postagem!!! O conteúdo do seu post será avaliado para posterior publicação.